‘Senhor Presidente, Senhor Subprocurador-Geral da República, senhoras, senhores, familiares, Advogados, caros Colegas. Depois da candente manifestação do Ministro Paulo Medina, que pode surpreender a quem não o conhece, mas não a nós que de há muito sabemos das suas habilidades de forma e conteúdo na manifestação oral, não poderia deixar de dar o meu depoimento, ainda que singelo, sobre o Ministro Fontes de Alencar.
Conheço S. Exa. há muitos anos, mas, evidentemente, passei a ter com ele um contado mais próximo depois de ingressar nesta Corte como Juiz e, principalmente ao chegar à Sexta Turma, onde fui recebido por S. Exa. com um carinho todo especial, com dedicação e compreensão.
O Ministro Medina foi muito feliz em enaltecer as virtudes, e muitas, do Ministro Fontes de Alencar, mas fez questão de marcar, e eu também o faço, o lado humano, o lado de compreensão e aconselhamento que S. Exa. sempre revelou em relação a todos nós, principalmente para com os mais jovens no exercício da judicatura, nos momentos mais candentes das discussões que se travam nesta e em outras salas da Corte.
Meu caro Ministro Fontes de Alencar, associo-me às manifestações dos Ministros Hamilton Carvalhido e Paulo Medina de poder ainda contar com V. Exa. nas atividades relacionadas ao Direito. Temos certeza de que V. Exa. não as abandonará.
Mas, principalmente, formulo a V. Exa. votos de muitas felicidades pessoais, juntamente com seus familiares, deixando aqui a certeza de que teremos sempre no Senhor e na sua família grandes amigos. Foi um orgulho muito grande para mim ter convivido com V. Exa. como Juiz nesta Turma e, especialmente, ao seu lado quanto tive a oportunidade ímpar de ainda mais aprofundar o nosso relacionamento.
Muito obrigado. Parabéns por toda a sua trajetória. Que V. Exa. seja muito feliz.’
Ministro Paulo Gallotti
Dezembro, 2003